Como aprender inglês

Tracei uma nova meta de vida. Aprender inglês de verdade em 1 ano. Tenho uma base razoavel a bastante tempo que me permite ler artigos, posts, documentações em inglês e compreender boa parte delas mas que não é o suficiente para conversar por 5 minutos com alguém fluente sem parecer um idiota.

Comecei no início do ano a pesquisar a melhor forma aprender inglês e achei muitas opções diferentes. Vou comentar sobre algumas e mostrar o que tem funcionado comigo.

O que não funcionou por enquanto

Cursos de inglês

Como comentei, minha meta é conseguir ter uma base razoável para me comunicar bem o suficiente para trabalhar em equipe ou viver em um país que tenha o inglês como idioma principal em um ano.

A maioria das intituições convencionais tem cursos de 18 meses ou mais de duração. O que estrapola um pouco meu prazo. Além disso eu teria que estudar com algumas dezenas de alunos e sou tímido demais. Provavelmente meu rendimento seria abaixo do esperado.

Outro problema que tenho é em relação ao meu horário. Como o horário na empresa é flexível, gosto de chegar mais tarde e sair mais tarde para evitar pegar trânsito e seria difícil de encaixar o curso nesses intervalos.

Cursos no exterior

Pesquisei durante um bom tempo por cursos no exterior, mas no final cheguei a conclusão de que o investimento é alto demais. Provavelmente é a forma mais eficiente e rápida de se aprender, já que estudando no curso ou não você estaria em contato com o idioma 24 horas por dia. Mas os valores não são dos mais amigáveis.

Cursos online

Pesquisei muito pouco a respeito. Procurei por depoimentos reais na internet e não achei muita coisa e a publicidade dos cursos não me agradou muito. Fiquei receoso e descartei. Talvez faça durante um mês no decorrer do ano só para ver como funciona, mas por enquanto não entrou no meu fluxo de estudo.

Podcasts

Na verdade eu não tive nenhuma experiência com podcasts ainda. Devo começar a escutar alguns na ida e volta do trabalho. Não tenho uma opinião formada sobre, mas já recebi boas indicações.

O que está funcionando

Aulas particulares

Estava quase certo de que não seria viável ter aulas particulares com algum professor nativo devido ao custo. Porém depois de algumas pesquisas achei o Jonathan. Ele é britânico e atende na Zona Sul do RJ. Como minha empresa fica em Botafogo, consegui ter aulas dentro da própria empresa com mais dois amigos o que torna o custo mais em conta.

Estou gostando demais e tem funcionado muito bem. Tanto que pretendo dobrar o investimento.

Aplicativos

Por enquanto só utilizo o Duolingo e estou gostando muito. Ele vai fazendo uns exercícios repetitivos e isso te força a pegar mais vocabulário. No início é bem bobinho mas no decorrer do tempo vai ficando mais avançado. Sem contar que ele vai retirando alguns níveis que você conquistou a um tempo para que possa reforçar o que aprendeu.

A comunidade por trás do game é bem forte também. Caso tenha dúvida em uma questão basta olhar o histórico dela que tem gente explicando detalhadamente a resposta correta.

Não conheço nenhum outro bom aplicativo, mas casos tenha uma sugestão, fique a vontade para comentar.

Séries e filmes com legenda em inglês

Sempre gostei muito de séries e filmes. Como baixo boa parte deles (ainda não sou um adepto do Netflix) sempre vejo com audio em inglês e legenda em português.

De um tempo pra cá comecei a assistir mudando a legenda para inglês. No início é um pouco estranho, mas com o tempo fui me acostumando. Vez ou outra preciso parar para entender determinada palavra chave ou expressão, mas no geral da para entender bem e sem muitas pausas.

Esse exercício além de divertido, já que assistia os filmes e episódios de uma forma ou de outra é muito eficiente para pegar a pronúncia das palavras.

Setar como inglês o idioma dos softwares e aplicativos

Já tinha o costume de usar alguns sistemas e aplicativos em inglês, principalmente quando não tinha opção de usar em português ou quando os tutoriais e documentações a respeito eram em inglês.

Agora setei o inglês como idioma primário de qualquer sistema que uso. Inclusive do Sistema Operacional do notebook e do smartphone, conta do google, jogos de vídeo game, aplicativos do celular… Tudo mesmo.

Isso é útil pois ganho vocabulário técnico.

Sites de bate papo

Usei durante um dia o Omegle (com filtro de porn ligado) e gostei muito do resultado. Conversei durante um tempo com uma egípicia mas sem vídeo. Em breve quero começar a conversar pela webcam mesmo.

Gostei do Omegle justamente por conta do filtro. Quem já usou o Chatroullete sabe que a cada 5 chats, 4 tem alguém se masturbando.

Conclusão

Considero que estou evoluindo bem rápido e com um investimento bem razoável. Como tenho algumas particularidades como o horário quebrado, timidez e prazo curto procurei por métodos alternativos.

Pretendo juntar uma graninha para passar cerca de 1 mês no final do ano em um país com inglês como lingua oficial. Talvez fazer um curso para concretizar o que aprendi durante o ano. Não tenho como usuar como forma oficial de estudo já que o investimento é grande, mas posso tentar fechar esse primeiro ciclo assim.

Comentários